Ferramenta encontra seu sósia em obras de arte com apenas uma selfie

Sarah Lyn Rogers/Twitter

O aplicativo Google Arts & Culture, que permite explorar vários acervos artísticos e culturais, lançou uma nova interação que permite ao usuário achar seu sósia no mundo das artes visuais. Basta enviar uma selfie que o aplicativo faz uma busca em pinturas espalhadas por 1,2 mil museus em 70 países. A atualização que trouxe esse recurso foi lançada em dezembro de 2016 e está sendo descoberta e publicada nas redes sociais desde então.

“Nós estamos sempre tentando pensar em meios legais e interessantes de fazer as pessoas falar sobre arte, e esse foi um deles”, explicou Patrick Lenihan, porta-voz do Google ao jornal norte-americano The Washington Post. Segundo ele, essa interação foi pensada no ano passado e incorporada com um leve clima de brincadeira, tendo um crescimento de popularidade totalmente orgânico. O aplicativo foi lançado em 2016.

Para fazer a busca, o usuário precisa usar a câmera, não podendo apenas fazer upload de uma foto. Os usuários foram descobrindo que o aplicativo encontra diferentes pinturas de acordo com o ângulo em que a foto for tirada. “Hey, até que essa não foi tão ruim”, afirmou o ator Kumail Nanjiani, da série Silicon Valley, em seu twitter, ao compartilhar o seu sósia encontrado em um museu localizado nos Emirados Árabes. O aplicativo ainda indica a porcentagem de correspondência entre a selfie e o sósia encontrado.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: