Exposição virtual mostra reproduções de fotografias do Recife do século passado

A mudança do preto e branco ao colorido é a primeira característica que chama a atenção, mas é apenas um dos traços que mostram a diferença entre a capital pernambucana do período de 1900 a 1960 e a dos dias atuais. As várias modificações são retratadas na exposição virtual Recifes: vestígios de antigos olhares fotográficos sobre a cidade contemporânea, do fotógrafo do Diario Roberto Ramos, inaugurada no dia 11 de maio de 2016. No projeto, o profissional reproduziu imagens do século passado que têm como cenário a mais populosa cidade de Pernambuco.

De acordo com Roberto, a ideia é inspirada no livro Berlin Then and Now que mostra fotografias tiradas na década de 90 e reproduz imagens de antes da Segunda Guerra Mundial. “Eu estava na casa de um amigo, vi esse livro e fui procurar se havia algo similar sobre Recife e Pernambuco”, explica o fotógrafo, que acrescenta a necessidade de discutir os benefícios e a viabilidade das diversas mudanças retratadas na capital pernambucana.

As fotografias antigas foram cedidas pelo Museu da Cidade do Recife, com curadoria do historiador Sandro Vasconcelos, responsável pelo departamento de pesquisa do museu. Ao todo, são 50 imagens executadas no século passado na capital pernambucana, todas com cenários reproduzidos de forma semelhante, entre junho de 2015 e março de 2016. “Tentei fazer da maneira mais fiel possível, principalmente na iluminação e no ângulo das fotografias”, aponta Roberto.

A plataforma online conta com 20 imagens e será abastecida mensalmente com seis fotografias. O projeto ficará no ar até maio de 2016 no endereço recifevestigios.com. O pontapé inicial do projeto contará com um debate sobre espaços urbanos, mediado pelo próprio fotógrafo, com Sandro Vasconcelos e a diretora do museu, Betânia Corrêa, e o consultor do Observatório do Recife, Marcelo Negromonte.

Exposição
Recifes: vestígios de antigos olhares fotográficos sobre a cidade contemporânea
Lançamento de exposição virtual e debate sobre Espaços Urbanos


Data:
11 de maio de 2016


Local:
Museu da Cidade do Recife/ Forte das Cinco Pontas


Horário:
19h