Ensaio de idosos casados há 60 anos emociona a web

Gabriel Rodrigues/Reprodução

Após 60 anos de casados, o casal Abnério Emerick, de 81 anos, e sua companheira Áurea Lacerda, de 77, participou de um ensaio fotográfico especial para representar o amor construído ao longo do matrimônio. Os momentos mais característicos da história dos dois foram foram registrados pelo fotógrafo rondoniense Gabriel Rodrigues. Naturais da Zona Rural de Minas Gerais, no município Dom Cavati, eles se conheceram na igreja que frequentavam e começaram a nutrir sentimentos. “Fomos criados na mesma igreja. Ali foi nossa infância e nos conhecemos, até que chegou o momento em que nos amamos”, contou Abnério em entrevista ao G1. Áurea tinha 17 anos e o marido, 21, quando começaram a namorar. “Era um namoro meio que de longe. Sem carro, andávamos muito a pé, mas a gente andava um de lá e outro de cá. Os pais tinham mais rigor com as filhas e os rapazes tinham mais respeito pelas moças”, pontuou o esposo. O casamento veio após 1 ano de relacionamento e, de forma simples, marcou a história do casal. A cerimônia matrimonial aconteceu no quintal da casa dos pais da noiva, e 60 anos depois, com muita alegria, eles ainda celebram o amor.

Gabriel Rodrigues/Reprodução

Como frutos do romance surgiram nove filhos, todos nascidos na simplicidade do lar do casal. “Não há coisa mais marcante para o casal do que a chegada do filho e todos os meus nasceram em casa mesmo, de parto normal. E a alegria era a mesma sempre”, comentou Áurea, orgulhosa. Já adultos e com suas famílias, os filhos organizaram toda a cerimônia das bodas de diamante, ministrada por um deles, que é pastor. Além disso, também presentearam os pais com o ensaio fotográfico, que, juntamente com a festa, era um desejo antigo de dona Áurea e seu Abnério. “Tudo que o fotógrafo pedia para gente fazer, a gente fazia. Se era beijo na testa, a gente dava, se era na boca, também. Não tivemos vergonha não, foi muito feliz”, explicou a esposa.

Depois dos filhos, vieram os 19 netos, e, logo em seguida, os três bisnetos. Porém, apesar de a família ser grande, a dupla entende que não podem ter pessoas por perto o tempo inteiro, e, por isso, a amizade entre eles é fundamental. “Graças a Deus que nós estamos unidos e temos esse companheirismo. Não gostamos de ficar separados, nem de dormir fora de casa, longe um do outro. Nossos filhos já têm seus compromissos e nós temos um ao outro”, comentou a idosa.

Gabriel Rodrigues/Reprodução

Questionados sobre os desafios do cotidiano e os segredos de uma relação duradoura, eles destacaram o quanto o compromisso, por vezes, é o que sustenta o amor. “O casamento não é uma coisa para um dia. Nós temos que colocar isso em mente, que o casamento é para o resto da vida, para os dias que Deus conceder a nós”, afirmou Abnério seguramente. Dona Áurea também deixou o seu comentário, mostrando que as melhores expressões de amor estão nos pequenos detalhes e agrados. “Na refeição, por exemplo, eu faço bastante o que ele gosta, como um franguinho caipira com quiabo e um ‘anguzinho’, bem mineiro. Ele também gosta muito de pudim”, disse. O casal, que atualmente mora em Rondônia, deixou claro que nem sempre os dias serão de alegria, porém, o companheirismo sempre ajuda nos processos de superação. “Meu segundo filho tinha ficado em Minas Gerais para estudar e morreu em um acidente em Belo Horizonte. Depois, outro filho morreu aqui em Rondônia em um acidente com tora de madeira. Foram os momentos mais difíceis que passamos, mas conseguimos superar”, lembrou Áurea.

Apaixonado há seis décadas, Abnério reconhece a importância da companheira e a sua responsabilidade de lhe dar um bom tratamento para manter a chama do amor acesa por tanto tempo. “Ela é uma auxiliadora, que me ajuda em tudo. E a ela, como minha esposa, sempre dei amor, apoio e aí sim, você consegue chegar a esses 60 anos de vida conjugal”, afirmou. Perdão, compromisso, fidelidade, respeito e o entendimento de que o matrimônio é uma aliança eterna é, para o idoso, o grande diferencial deles em relação aos casais atuais e a melhor explicação para um amor consistente e duradouro.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: