Eclipse lunar e cometa podem ser vistos no céu na sexta-feira

Free Great Picture/Reprodução

No dia 10 de fevereiro de 2017 um eclipse lunar penumbral e a passagem do cometa 45P, também chamado de Cometa do Ano Novo, poderão ser vistos no céu. O eclipse poderá ser visto a partir de 19h32, no Recife. O auge do fenômeno será às 21h44 e deve durar até 23h53.

Nesse momento, a sombra da Terra vai escurecer a Lua Cheia por alguns instantes, tornando seu brilho menos intenso. Esse será o primeiro eclipse lunar de 2017 e poderá ser visto nas Américas, Europa, África e em grande parte da Ásia. No auge, 98,8% da lua estará coberta.

Já passagem do cometa 45P, embora seja a sua maior aproximação em relação à Terra, é mais restrita aos amantes da astronomia, pois só poderá ser vista com o auxílio de instrumentos.

 

Wikimedia Commons/Reprodução

Em uma postagem no site oficial, a Nasa divulgou que o cometa 45P ficará ainda mais perto da Terra no dia 11, quando ficará a 0,08 unidades astronômicas, equivalente a 7,4 milhões de milhas da terra.

Ainda em fevereiro, poderemos testemunhar um eclipse solar. No dia 26, ele será visto parcialmente no céu do Recife. Mas é preciso estar atento, pois, com auge às 12h30, apenas 15,4% do sol estará coberto.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: