Doze camelos são expulsos de concurso de beleza por uso de botox

Maxpixel / CreativeCommons

Em busca da perfeição, 12 camelos foram desclassificados de um concurso de beleza do Festival de Camelos King Abdulaziz, na Arábia Saudita. O motivo? Seus donos teriam injetado botox neles para deixá-los mais, digamos, atraentes. Nessas competições, o que chama a atenção em um camelo não é só sua altura, formato e a sua corcova. Lábios grossos e traços destacados também são essenciais para que os animais atinjam o status de celebridade no cenário multimilionário dos concursos de beleza para camelos. “Eles usam botox nos lábios, no nariz e até no queixo”, explicou Al Mazrouei, filho de um dos maiores criadores de camelos da região ao site The Nacional.

A temporada de concursos de beleza está em pleno vapor, 30 mil camelos se reuniram para o festival, que é o maior da região. O vencedor fatura nada menos que US$ 53 milhões (equivalente a R$ 180 milhões), por esse motivo a tentação de trapacear se torna irresistível para alguns. Dias antes do concurso começar, a mídia saudita reportou que um veterinário foi pego em flagrante fazendo cirurgia plástica em um camelo. Na sua clínica, os animais além de receber injeções de botox, também tinham as orelhas reduzidas.

As competições costumam afastar os camelos por anos, porém os donos trapaceiros podem continuar inscrevendo outros camelos nos concursos. Muitas pessoas da comunidade querem que punições mais severas sejam impostas. “As pessoas que estão apenas nos concursos, estão enganando todo mundo, para tornar o negócio mais rentável”, declarou Al Mazrouei.

Existem, no entanto, algumas garantias. A idade dos camelos é verificada através de seus dentes. Todos os animais devem ser microchipados para competir e algumas disputas exigem exame de sangue. No Festival de Camelos King Abdulaziz, os camelos são obrigados a dormir na noite anterior à competição com os juízes.  Se tudo isso falhar, ainda existe uma garantia antiga: antes dos vencedores serem anunciados, os donos dos camelos tem que jurar em um Alcorão (livro sagrado) sobre a idade e propriedade dos animais.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: