Dinamarca lança loja de sobras de alimentos de rede de supermercados

Amager Lokalavis

É muito comum vermos nos supermercados as pessoas escolhendo minuciosamente os alimentos que querem levar para casa, seja pelo preço, pela validade ou pela “qualidade” do produto. Mas você já parou para pensar no que acontece com a mercadoria não escolhida? Pensando nisso, uma ONG dinamarquesa resolveu criar um supermercado, em parceria com outras empresas de comidas, para vender os alimentos que foram dispensados. Os preços dos produtos podem ser até 50% mais barato.

O supermercado Wefood foi uma forma que a ONG Folkekirkens Nødhjælp encontrou de tentar diminuir o desperdício de alimentos em Copenhague, capital da Dinamarca. A ideia deles não é só beneficiar as pessoas de baixa renda, mas também conscientizar e incentivar a população em geral quanto ao problema. “Muitas pessoas vêem isso como uma forma positiva e politicamente correta de abordar a questão”, disse Per Bjerre, chefe da ONG.

Finans.dk

Eles esperam contribuir na redução de 700 mil toneladas de resíduos de alimentos que o país produz todo ano. De acordo com o The Independent, para manter o estoque, a loja possui um contrato com uma cadeia de supermercados da Dinamarca, Fotex, importadores de frutas cítricas, um açougue, uma produtora de barras de frutas e nozes orgânicas.

A ministra da Alimentação e Meio Ambiente, Eva Kjer, aprovou a iniciativa e acredita que o supermercado pode contribuir com a redução.”É ridículo que a comida é apenas jogada fora ou vai para o lixo. É ruim para o meio ambiente e é dinheiro gasto em absolutamente nada”, disse.