Desafio de “comer detergente” viraliza e médicos alertam ao perigo

Yahoo e TIDE / YouTube

Uma série de vídeos com adolescentes comendo detergente viralizou nas redes sociais na última semana nos Estados Unidos. O “tide pod challenge” (desafio das embalagens tide, em tradução livre) faz alusão a um pequeno saquinho de detergente vendido pela marca Tide no país. Ainda não se sabe como esta ‘febre” começou, mas em poucos dias dezenas de grupos de adolescentes foram desafiados a postar vídeos comendo-os nas redes sociais.

O crescimento desenfreado das publicações acendeu o alerta de médicos, que lembraram que a composição do produto de limpeza pode causar danos no trato respiratório, problemas cardíacos e até mesmo desmaios. Por ser colorido e macio, o objeto, utilizado exclusivamente para limpar roupas, já causou acidentes com crianças, com registro de oito mortes por intoxicação em seis anos. “Consumi-los é assumir este risco. A troco de quê?”, questionou em conversa com o jornal norte-americano The Washington Post o diretor da Associação de Centros de Controles de Envenenamento dos Estados Unidos, Alfred Aleguas.

Os especialistas suspeitam que 25 das 200 internações de pessoas por exposição ao detergente nos hospitais tenham sido intencionais. “Nossos produtos são altamente concentrados e feitos exclusivamente para roupas. Eles não devem ser utilizados como brincadeira, seja lá em que circunstância for”, afirmou em nota ao jornal norte-americano Fresno Bee a empresa responsável pelo produto, Procter & Gamble. A frase “Desafio Tide” foi, a princípio, criada pela própria marca em uma campanha publicitária para mostrar aos clientes a facilidade de se retirar manchas de roupas.

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