De hospital, professor faz lançamento virtual de livro, no Recife

Cortesia/Arquivo pessoal

Um professor diagnosticado com leucemia, em agosto de 2015, utilizou a produção de seu livro como escape da doença. Ito Siqueira, 45, mora no Recife há 9 anos e foi diagnosticado por acaso com câncer. Desde janeiro de 2016, tem aliado a luta contra a doença ao trabalho de atualizar e editar o livro 21 passos e uma cambalhota para atender bem o cliente, lançado no dia 4 de março de 2016 (sexta-feira), na Livraria Jaqueira.

Foi em uma consulta de rotina da esposa, Neyla Siqueira, 39, que ele descobriu a doença, graças à recriminação do médico dela diante de sua ausência de consultas de rotina ou exames há, pelo menos, dois anos.

No final de agosto de 2015, ele começou o tratamento. O primeiro e o segundo ciclo de quimioterapia não deram certo. O tratamento só começou a fazer efeito no terceiro ciclo, com medicações mais agressivas e que causavam efeitos colaterais mais sérios. Entretanto, a quimioterapia não seria suficiente e Ito precisou de um transplante de médula óssea. A sorte foi que o seu irmão caçula, Jasley Siqueira, 39, era compatível e o transplante foi realizado, em janeiro de 2016.

Cortesia/ Arquivo pessoal

Por causa do tratamento, ele e a esposa precisaram deixar o emprego, mas, em janeiro de 2016, eles resolveram se empenhar em um novo projeto. “O livro já estava pronto e é sobre atendimento e técnicas usadas com os clientes. Ele já tinha versão digital que eu disponibilizava para os meus alunos”, conta Ito.

A publicação do projeto também foi a opção encontrada por ele para melhorar a vida financeira da família, mas a ocupação acabou ajudando no tratamento: “Trabalhar no livro ajudou a melhorar minha saúde. É importante não ficar parado e os médicos deram a maior força”, contou.

Ito agora já está trabalhando em mais dois livros. Um conta a sua trajetória desde o diagnostico da doença às fases do tratamento e o outro conta a história do seu pai e como os ensinamentos dele foram importantes na sua formação pessoal e profissional.

Cortesia/Arquivo pessoal

O livro 21 passos e uma cambalhota para atender bem o cliente será lançado no dia 4 de março de 2016, às 18h, na Livraria Jaqueira. Os exemplares estarão à venda por R$ 50 e contarão com o autógrafo de Ito Siqueira.

No momento, ele está hospitalizado e está programado para comparecer ao lançamento de forma virtual, mas a esposa levará exemplares assinados.