De hosana a Eledá: a linguagem e o que significam os principais termos das maiores religiões brasileiras
Como as palavras representam mais que a fé, mas a cultura de um povo e o que é necessário saber para compreender (e respeitar) as diferenças à luz da espiritualidade
Religiosidade. Dimensão transcendente do ser humano e expressivo espaço linguístico. Cientificamente, uma comunidade que divide a mesma crença é algo presente na terra desde os primórdios da existência humana. Buscar o que está além de si mesmo e procurar um “motivo maior” que justifique a vida e norteie a realidade é a sede da humanidade, revelada em todas as épocas, culturas e contextos. E nesse contexto de realidade simbólica, os campos da fé e da linguagem dialogam intensamente. Com inúmeras variações, as religiões praticadas no Brasil não apenas diferem no direcionamento do sagrado e espiritual, mas também nas formas de comunicação. É quando catolicismo e designações protestantes, ainda que cristãs, podem se distanciar muito além do dogma, e nesse terreno, umbanda e candomblé, muitas vezes confundidos, mostram normativamente suas distinções. É no vocabulário religioso que se alicerça os fundamentos mais básicos da fé enquanto envolvimento do humano classificado como “praticante” e é com ele que a cultura se faz registro.
“Cultura abrange tudo aquilo que as pessoas produzem, criam e as identificam, portanto, religião é cultura. Simbolizada por ritos e cerimônias, a religiosidade busca estreitar o relacionamento entre o homem e o transcendental, e entre o homem e seus semelhantes”, explica o doutor em literatura e cultura Robson Teles, mostrando que a invenção religiosa é contemporânea à produção cultural. Quase 92% dos brasileiros se identificam com algum tipo de religião ou professam determinada crença, segundo o IBGE. Estudar a variedade linguística no campo de determinada fé é tocar na identidade daquela “tribo” social. “As expressões linguísticas funcionam como marcas identitárias, pois elas marcam o lugar social do qual o sujeito produz o discurso religioso. Elas não possuem o sentido em si, mas nas relações que estabelecem com a exterioridade”, esclarece o mestre em língua portuguesa Dalexon Sérgio da Silva.
Catolicismo
Os católicos representam 57% do Brasil, de acordo com dados da Datafolha, divulgados em 2013. Há décadas, a religião católica é dominante no país. Marina Mayra é estudante, tem 19 anos, frequenta missas, Marina enfatizou a importância das expressões verbais nos encontros, entendendo que faz parte da consolidação religiosa. “As palavras são importantes porque permitem a comunicação entre as pessoas. É por meio da linguagem que expressamos adoração, súplicas, louvores e nosso amor por Deus”.
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Católicos declarados no Brasil no século 20
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Católicos declarados no Brasil no século 21
"Ave Maria"
Nome dado a uma oração católica. “Ave” é uma saudação comum entre os romanos. Dizer “Ave Maria” é como saudar a virgem.
"Kyrie eleison"
Expressão de origem grega, quer dizer “Senhor, tende Piedade de nós”
"Christe eleison"
Expressão de origem grega, quer dizer “Cristo, te de piedade de nós!”
"Rosário"
Coroa de Rosas > Recitação repetitiva de oração à Maria
"Eucaristia"
Um dos principais rituais sagrados da igreja (Pão e vinho tornam-se corpo e sangue de Cristo)
"Terço da misericórdia"
Devoção que consiste em orações repetidas baseadas nas aparições que uma Santa católica recebeu de Jesus Cristo
Candomblé
Axé
Equivale ao “Amém” (“assim seja”) das religiões de matriz judaico-cristãs
Eparrêi
É uma saudação para a orixá Oya
Abá
Título para se referir a uma pessoa idosa
Balé
Chefe ou líder de comunidade
Ogan
É um cargo de alta importância nas celebrações
Akoro
É uma qualidade atribuída a Ogun, o orixá das guerras, por ele ter sido o primeiro a vir à Terra
As expressões verbais das religiões de matriz africana (adotadas por 0,3% dos brasileiros), derivam normalmente da língua Iorubá, que vem da Nigéria. Segundo a estudante candomblecista Larissa Lins, muitas palavras que conhecemos hoje são em Iorubá, como, por exemplo, axé e acarajé. Falando sobre a complexidade da linguagem no Candomblé, ela explica que é difícil traduzir as expressões para o português e que as correntes afrodescendentes são diferentes e têm construções diferentes. Larissa lembrou que existem grupos na religião e cada um deles têm suas especificidades verbais. “O Candomblé é bastante tradicional, ou seja, a origem africana, em todos os sentidos é muito valorizada. Todas as palavras, independente da nação, são de línguas da África”, pontuou. Candomblé Angola (Falam Kimbundo), Candomblé Nagô (Falam Iorubá) e Candomblé Nação Ketu (Falam Iorubá) são as principais nações candomblecistas.
Umbanda
A Umbanda, tendo matrizes africanas, assim como Candomblé, é uma religião à parte e bastante peculiar. Larissa, amante da cultura afro, também fez parte da Umbanda antes de aderir ao candomblé e explica a distinção, principalmente no campo da linguagem, entre ambas as designações. “A grande diferença entre as palavras proferidas em um culto umbanda é que, como é uma designação mais sincretizada, encontram-se falas do próprio cristianismo, um fato que não é comum no candomblé. A umbanda compara Ogum com São Jorge, Nossa Senhora da Aparecida com Iemanjá e, algumas vezes, faz rezas católicas. A umbanda é um pouco mais ecumênica”, esclarece a estudante.
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é o percentual médio de pessoas com religiões de matriz africana no Brasil (IBGE não faz separação entre elas)
Cabeça Maior
Pessoa de alta hierarquia no templo
Amarrado
Estado de uma pessoa atingida por vibrações do mal
Saravá
Saudação. Equivale a um “Salve!” “Viva!”
Kiumba
Espírito obsessor (mau)
Palinó
Cântico ou poema em louvor a Iemanjá
Meisinha
Despacho, mandinga, trabalho
Mórmons
Selamento
Ligação entre o céu e a Terra
Sacramental
Ritual em que se come pão e vinho em memória do sacrifício de Jesus na cruz
Ala
Um dos nomes para a congregação dos mórmons
Elder
Título para os missionários
Sister
Título para missionárias
Fubeca
Membro da igreja que não cumpre todos os mandamentos
mil é a média estimada de mórmons em Pernambuco
Apesar de ser representada por uma parcela mais restrita da população brasileira (0,11%), a religião dos mórmons, que têm esse nome devido ao Livro dos Mórmons, que o norteia, tem o Brasil como terceira principal casa. Michael Lucena é mórmon e explicou que, embora a religião tenha semelhanças e elementos do cristianismo e da Bíblia, ela apresenta muitas diferenças. A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como é chamada, anuncia que o Jesus ressurreto visitou a América e, por fim, voltará para estabelecer o paraíso eterno nela. “O modo pelo qual nos comunicamos reflete o fato de que somos um filho ou uma filha de Deus. Uma linguagem limpa e inteligente é evidência de uma mente brilhante e sadia. A boa linguagem, que eleva, incentiva e elogia as pessoas, convida a companhia do Espírito para estar conosco”, defendeu Michael.
milhões é a estimativa de pessoas adeptas à religião no Brasil
Designação evangélica
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da população nacional se considera evangélica hoje
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se considerava desta religião no fim do século 20
Maná
Alimento diário, segundo a Bíblia, semelhante ao pão, que Deus mandou para o seu povo no tempo em que eles peregrinaram no deserto em direção à Terra Prometida
Jeová
Denominação hebraica de Deus
Avivamento
Expressão que remete a uma comunhão mais profunda do crente com o Espírito Santo
Fariseus
Homens citados na Bíblia como doutores da lei de Moisés
Abba
Título atribuído por Jesus a Deus para chamá-lo de Pai. Indica intimidade. Jesus ensinou os cristãos a chamarem Deus dessa forma.
Tabernáculo
Era o templo onde Deus habitava (“habitação santa”) desde que o povo de Israel peregrinava pelo deserto, até o reinado de Salomão
Espiritismo (Kardecismo)
Umbral (portal)
Região do mundo espiritual mais próxima da Terra
Desencarnar
Morrer
Erraticidade
Espaço entre uma encarnação e outra
Perispirito
É o fluido que liga o espírito ao corpo. É morfologia visível do espírito de alguém. Na linguagem popular, é o que se vê quando se encontra um fantasma
Mediunidade
Intercâmbio entre dois planos espirituais
Passe espírita
Transferência de energia entre pessoas, normalmente, feita através de imposição de mãos
Akásico
Diz respeito ao que é celestial
Representados por 3% da população nacional, os espíritas trazem valores e crenças juidaico-cristã, entretanto, possuem crenças distintas e únicas, tendo como principal a crença na reencarnação, considerando que as pessoas, ao falecerem em determinado momento, podem voltar à vida, futuramente, em um outro corpo. Mônica Dantas, 48, é funcionária pública, segue o espiritismo e ressalta, na doutrina de sua religião, a relevância das expressões linguísticas. “A função das palavras em nossas reuniões é consolar, acolher e esclarecer pessoas que chegam, por vezes, confusas, sobre a realidade espiritual. Muitos procuram os centros espíritas porque perderam um parente e quem entrar em contato com ele, portanto chegam tristes e abatidos. Diante disso, através de nossas palavras e ensinamentos, podemos consolar quem chega”, esclareceu.
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da população nacional se considera espírita
Laís Leon
Repórter
Laís é estudante de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e escreve para o Diario de Pernambuco desde 2016, passando pela editoria de redes sociais antes de integrar a equipe do CuriosaMente.
Ricardo Fernandes
Fotógrafo
Ricardo é fotógrafo do Diario de Pernambuco desde 2000.
Nando Chiappetta
Fotógrafo
Nando faz parte da equipe de fotografia do Diario de Pernambuco desde 2010.