Corações de cães e donos batem em sincronia, diz pesquisa

Reprodução/followtheleaderinc.com

Um estudo realizado por cientistas australianos mostra que a ligação entre os donos e seus cães é tão grande que os seus corações batem no mesmo ritmo, como estivessem conectados. A pesquisa constatou ainda que o ritmo cardíaco acaba sendo reduzido quando eles estão juntos, ajudando a reduzir o stress. Quando o animal e seu dono passam um tempo juntos, os batimentos cardíacos começam a bater em sincronia. Dessa forma, aponta a pesquisa, ter um cachorro é bom para os corações humanos e também para os corações dos caninos.

O estudo, conduzido pela empresa de ração animal Pedigree, realizou testes com três pessoas separadas dos seus cães e depois, reunidas com eles. Tanto os animais, quanto as pessoas estavam com aparelho de monitoramento cardíaco, que atestaram a diferença dos batimentos quando eles estavam juntos e separados. “Há uma forte coincidência nos batimentos cardíacos entre os donos e os cachorros”, afirmou ao Huffington Post Australia, a cientista Mia Cobb. “Quando eles estão reunidos, dentro do primeiro minuto, os ritmos dos corações se tornam praticamente alinhados”, acrescenta.

Ainda de acordo com Cobb, isso mostra a experiência de tranquilidade e redução de estresse que os donos sentem ao retornar para casa do trabalho e se reunirem novamente com seus cães. “Esse tipo de efeito acaba reduzindo os batimentos e faz uma diferença significante na sensação de bem-estar”.