Consumo de refrigerantes diet aumenta risco de demência e AVC

Coca-Cola/Divulgação

De acordo com um novo estudo realizado pela Universidade de Boston, tomar pelo menos uma lata de refrigerante por dia aumenta em quase três vezes o risco de um acidente vascular cerebral ou de desenvolver demência.

O estudo ainda ressaltou que a versão “normal” das bebidas, que são adoçadas com açúcar, não está associada ao risco de desenvolver qualquer uma dessas doenças, o que contraria pesquisas realizadas anteriormente.

“Não foi surpresa descobrir que a ingestão de refrigerante diet está associada com acidente vascular cerebral e demência. O que me surpreendeu foi que a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar não está associada a esses riscos, porque as bebidas com açúcar são conhecidas por não serem saudáveis”, disse o coordenador da pesquisa Matthew Pase, de acordo com o portal de notícias da BBC Brasil.

Porém, os pesquisadores não conseguiram provar a relação direta de causa e efeito entre a ingestão de bebidas adoçadas artificialmente e o aumento do risco de derrame e demência. De acordo com os cientistas, o estudo se baseia em observações e dados fornecidos por meio de um questionário sobre hábitos alimentares.

Cerca de 4 mil pessoas participaram da pesquisa, que organizou dois grupos a partir da faixa etária: 2.888 adultos com mais de 45 anos (para a análise da incidência de derrame) e 1.484 com mais de 60 anos (para avaliação dos casos de demência). Os dados coletados por meio de questionários foram cedidos pelo Framingham Heart Study, projeto da Universidade de Boston sobre doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores analisaram a quantidade de bebidas e refrigerantes diet e normal ingerida por cada participante, em diferentes momentos, entre 1991 e 2001. Em seguida, fizeram comparações com o número de pessoas que foram vítimas de derrame ou demência em um prazo de 10 anos. No período, foram observados 97 casos de AVC e 81 de demência (63 compatíveis com Alzheimer).

De acordo com os resultados do estudo, pessoas que consomem pelo menos uma lata de bebida diet diariamente eram 2,96 vezes mais propensas a sofrer um AVC e tinham 2,89 vezes mais tendência a desenvolver o mal de Alzheimer do que aquelas que bebiam menos de uma vez por semana.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: