Confundida com predador, equipe de TV é atacada por tubarões de 6m

BBC / Divulgação

Uma equipe do programa Blue Earth, especializado em mostrar a vida dentro dos oceanos, levou um “pequeno” susto após o submarino onde estava ser atacado por um grupo de tubarões da espécie alfabar. Ao todo, sete animais com mais de seis metros de comprimento confundiram a embarcação com um possível competidor pela carcaça de uma baleia a mais de 700 metros de profundidade.

“Os animais se aproximaram e começaram a virar o submarino, mordendo e batendo na região de acrílico de um lado para o outro. O nosso equipamento é forte, mas você não deixa de imaginar o dano que essas criaturas tão poderosas podem causar. Até o nosso experiente piloto parecia com medo”, explicou em entrevista ao jornal britânico Daily Mail o produtor do programa, Will Ridgeon. Segundo ele, a intenção da equipe era mostrar como o corpo de uma baleia se torna alimento para diversos animais após a morte. Eles notaram, porém, que os tubarões defendam a carcaça como se fosse um território deles, sendo agressivos até mesmo uns com os outros.

Em poucos segundos, porém, os animais perceberam que o submarino não era uma ameaça e desistiram da briga. A equipe passou pouco mais de quatro horas no local e voltou à superfície. O vídeo com a ação dos animais fez parte do segundo episódio da edição, assistido por mais de 10 milhões de pessoas no Reino Unido. O tubarão da espécie Alfabar é conhecido pela cabeça larga, podendo medir até cinco metros. Ele não apresenta alto risco de extinção pois não é tão exposto aos humanos, nadando geralmente em profundidades superiores a 100m. Em alguns casos, já teve aparição registrada a mais de 2,5 mil metros abaixo da linha do mar.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: