Com fobia de multidões, mulher fotografa mundo pelo Google Street View

Agoraphobic Traveller / Instagram

Sofrendo de agorafobia, um patológico medo de aglomerações e lugares públicos, a britânica Jacqui Kenny, de 43 anos, precisou pensar em uma forma criativa de ultrapassar os desafios do medo combinado com ansiedade. Para isso, ela decidiu iniciar o projeto Agoraphobic Traveller, com o qual fotografa o mundo sem sair de casa, usando apenas o Google Street View. Vivendo com o medo, há mais de oito anos ela não executa simples tarefas como ir ao supermercado, pegar um ônibus ou viajar. Para não se privar de conhecer e retratar o mundo, porém, a mulher que havia trabalhado como diretora criativa em uma empresa da indústria cinematográfica, decidiu se tornar fotógrafa sem sair de casa.

Usando uma ferramenta muito comum, o Google Street View, ela hoje viaja o mundo capturando screen shots da tela do computador, diretamente das quatro paredes que a cercam em Londres. Em sua conta no Instagram, nomeada com o nome do projeto, Agoraphobic Traveller, com mais de 78,5 mil seguidores, ela expõe mais de 27 mil fotografias de todos os países do mundo, passando por mil cidades diferentes.

A fotógrafa conta que a viagem vitual a tem ajudado a vencer a fobia e tem lhe motivado a viajar pelo mundo real. “Eu sou uma grande amante da fotografia, mas infelizmente eu não consegui sair e ser esse tipo de fotógrafa da National Geographic que sonhei em ser quando eu era adolescente. Então o Street View acabou de me dar esse novo mundo, de verdade. Isso me fez sentir menos sozinha. Hoje em dia estou me sentindo motivado a sair para o mundo real”, comentou Jacqui ao jornal britânico Daily Mail.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: