Expedição buscará “Terra” na Alpha de Centauro
Cientistas como Stephen Hawking e patrocinadores como Mark Zuckerberg participarão do que é considerado por alguns como o mais ambicioso projeto de exploração espacial da história. De acordo com informações do tabloide britânico The Independent, o grupo de cientistas e apoiadores pretende enviar minúsculos foguetes ao espaço para estudar o universo em localidades remotas jamais vistas pelos seres humanos.
O projeto Starshot espera enviar pequenos robôs para o sistema estelar Alpha de Centauro, distante 40 trilhões de km da Terra. A chegada nesse local levaria 30 mil anos por meio “normais”, mas com os pequenos foguetes, a chegada ocorreria em 20 anos.
O projeto poderia permitir o registro fotográfico de locais capazes de receber vida humana. “O que nos torna únicos é transcender nossos limites”, apontou Hawking. “Como podemos transcender esses limites? Com nossas mentes e nossas máquinas”, acrescentou o cientista. Ele acrescentou ainda que o objetivo é explorar o “grande vazio” entre a humanidade e as estrelas, que será transcendido pelas naves espaciais mais leves já construídas.
Para os cientistas, o sistema Alpha de Centauro tem boas chances de conter um planeta como a Terra com “zonas habitáveis”. A nanotecnologia aplicada aos pequenos foguetes fará com que eles sejam “empurrados por feixes de luz” e que viagem seja realizada a 25% da velocidade da luz, de acordo com Yuri Milner, um dos investidores do projeto. “Poderemos literalmente alcançar as estrelas”, disse Milner.