Castelo de 3 mil anos é achado submerso em lago

Universidade Van Yüzüncü Yil/Reprodução

Um castelo de três mil anos de idade que pertencia ao Reino de Uratu, civilização que viveu na região da Turquia e foi subjugada pelo Império Assírio, foi encontrado. Só que submerso, no maior lago do país: o Lago de Van.

Os muros da construção têm quase quatro metros de altura e os pesquisadores da universidade turca Van Yüzüncü Yil acreditam que se manteve preservado graças à alcalinidade e à baixa acidez do lago. Com a descoberta, os arqueólogos conseguirão reunir mais informações sobre a civilização perdida, que – segundo as histórias – era cercada por vilas destinadas à agricultura. O estudo sugere, ainda, que a saída das águas do lago para o oceano foram interrompidas devido o bloqueio do fragmentos de uma erupção vulcânica. Ao longo dos anos, alterou drasticamente o nível das águas. E isso explica a submersão do castelo.

No entanto, essa descoberta não é a primeira sobre o castelo do Império de Uratu. Ela se soma a outra que ocorreu ainda em 2015, quando uma parte das construções foi encontrada no bairro de Ayanis – na província oriental de Van. As escavações no local estão em curso há 25 anos e uma parte definidora do castelo já foi desenterrada.

DHA/Reprodução

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: