Baleia de 10 metros encalha em praia brasileira

Rodrigo Gonçalves / Youtube

Um filhote de baleira jubarte ficou encalhado na Praia da Rasa, em Búzios, no Rio de Janeiro. Voluntário sensibilizados com a situação do animal se mobilizaram para tentar devolvê-la ao mar. Segundo especialistas, o filhote pode ter se perdido do grupo, enquanto fazia a travessia, passando pelo litoral do Rio com destino a Antártida.

Cerca de 300 pessoas formaram uma força-tarefa para desencalhar o mamífero. Pás, enxadas e até mesmo três retroescavadeiras foram utilizadas para tentar mover o animal, afastando a areia ao seu redor. Baldes de água também foram utilizados para mantê-la hidratada, até devolvê-la para o mar. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil ajudaram na ação.

O filhote, com 10,3 metros de comprimento e quatro toneladas sofreu com dificuldades para respirar enquanto esteve encalhado. “O animal não está com nenhuma cicatriz, nenhuma marca que indique colisão com navio ou embarcações. Pode ser um animal que estava viajando com a mãe e se perdeu durante a forte ressaca das últimas duas semanas”, afirmou o biólogo Marcelo Tardelli Rodrigues, ao G1. Após quase 24 horas de ação voluntária sem interrupções, ela foi finalmente devolvida para o mar, segundo informações da Defesa Civil.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: