Avião a energia solar será lançado ao espaço em 2018

SolarStratos/Divulgação

Um avião será lançado em 2018 para voar além da estratosfera, sendo o primeiro movido a energia solar a cumprir essa missão. Chamada SolarStratos, a nave já voou pelo globo, com uma capacidade de subir a 25 mil metros acima da Terra. A missão levará um total de cinco horas e 15 minutos, dos quais duas horas serão gastas na subida, após os quais o avião ficará 15 minutos entre as estrelas, mais três horas de descida.

A viagem será oferecida a um valor de 55 mil euros (aproximadamente R$ 196 mil). O avião possui apenas dois assentos, 8,5 metros de comprimento e funciona a partir de um motor elétrico de 32 quilowatts e tem bateria de íons de lítio, carregada por células solares de 22 metros quadrados espalhados sobre as asas do avião.

Nosso objetivo é demonstrar que a tecnologia atual nos dá a possibilidade de alcançar além do que oferecem os combustíveis fósseis“, disse o iniciador e piloto do projeto, Raphael Domjan, ao Daily Mail. Em 2012, Domjan criou o PlanetSolar, o maior barco movido a energia solar no mundo.

A nave tem capacidade de manter um voo por mais de 24h. Os passageiros que forem ao espaço estarão sujeitos a temperaturas glaciais e uma baixa significativa na pressão. Do alto, será possível observar a curvatura da Terra, além de ver as estrelas durante o dia.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: