Italiano sofre lesão cerebral e acorda falando francês

Alffie Ianni / http://www.alfieianni.com/

Depois de sofrer uma lesão cerebral, um italiano passou a falar apenas em francês, mesmo sem ter nenhuma afinidade com o idioma. Mesmo sem nunca ter demonstrado interesse pela cultura francesa, depois da lesão, o homem de 50 anos começou a se envolver com filmes, livros e até mesmo com a culinária do país, passando a viver como um francês. Entre os comportamentos estranhos, estão ainda a compulsão por compras, que inclui mapas e cabides – estes, que já adquiriu 70, quando precisava de apenas dois.

A informação foi divulgada pela Universidade de Edinburgh e pelo hospital Somma Lombardo, onde ele foi atendido após uma anomalia vascular. O único contato do paciente com a língua francesa havia sido o estudo básico da língua na escola e o relacionamento amoroso que teve com uma francesa, aos 20 anos. O relatório do tratamento foi publicado na revista Cortex declarou que o francês do senhor, identificado apenas com as iniciais J.C., é impreciso, com uma grande entonação, como se ele fosse uma caricatura típica de um filme. O relatório afirmava, ainda, que apesar do senhor conversar com todos em francês ele continuava a escrever em italiano.

Apesar da estranheza, o fenômeno não é único no mundo: segundo o portal The Independent, cerca de 60 pessoas ao redor do mundo têm o problema, classificado como síndrome da linguagem estrangeira compulsiva. E, ainda, de acordo com o New York Daily News, outros casos recentes como o de um norte-americano oficial da marinha, de 61 anos, encontrado inconsciente num hotel na Flórida, acordou falando apenas espanhol e, em 2012, um inglês de 81 anos passou por situação semelhante e acordou falando somente galês.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: