Alunos de Belo Jardim serão selecionados para intercâmbio na Europa

Foto: bakgrunnen

Alunos de Belo Jardim terão a oportunidade de vivenciar um intercâmbio cultural de 10 dias em Lisboa, Portugal. A viagem faz parte do projeto de arte e educação “Era uma vez…Brasil”, que vai selecionar 100 entre os 10 mil adolescentes que participam do programa em cinco cidades brasileiras. Os escolhidos devem cursar o 8° ano da rede pública municipal de ensino Belo Jardim (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Novo Horizonte (SP) e São Paulo (SP). O lançamento da proposta ocorre no dia 2° de março (quarta-feira).

O objetivo do programa é colaborar com o desenvolvimento cultural e promover o enriquecimento dos alunos através do contato com diferentes linguagens. O tema desta edição é a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil e, por isso, na viagem, os alunos vão percorrer os caminhos feitos pela corte portuguesa antes de chegar ao Brasil.

Além disso, eles contarão com a participação do escritor Laurentino Gomes, autor do livro 1808, que vai comentar os locais visitados e os fatos históricos narrados no livro sobre o ano em que a família real chegou ao Brasil. “Pretendemos despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa criadora do projeto.

O projeto será lançado em Belo Jardim, no dia 2 de março de 2016 e no dia 4 de março será lançado em Salvador. Ao todo, o programa pretende beneficiar mais de dez mil estudantes nas cinco cidades participantes promovendo capacitação do corpo docente, oficinas culturais e audiovisuais.

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de março para estudantes das escolas parceiras indicadas pelas secretarias de Educação de cada cidade. Para mais informações basta acessar o site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br. O projeto tem patrocínio das Baterias Moura.