Advogada consegue ouvir e mastigar pela primeira depois de cirurgia revolucionária
Uma eslovaca de 30 anos está comemorando um novo começo. Ivanka Danisova nasceu com síndrome de goldenhar, um defeito congênito que causa anomalias em um lado do rosto. A advogada foi a primeira europeia a passar por uma cirurgia extremamente complexa e revolucionária nos ossos do lado direito do rosto, nos Estados Unidos, em 2017, e agora é capaz de ouvir e mastigar corretamente pela primeira vez na vida.
Ivanka agora espera realizar a última cirurgia reconstrutora no meio de 2018. Ela tem uma página no GoFoundMe para ajudar a levantar dinheiro para o tratamento. “Minha luta craniofacial – que é a minha vitória – tem, não somente aberto as portas para um futuro melhor, como tem me dado a oportunidade de ter realizado a cirurgia e de ter todos os ossos da face pela primeira vez na vida”, declarou na sua página.
A advogada perdeu seus pais e está lutando contra a leucemia. Porém, nada disso a intimida e ela está determinada a lutar e para isso conta com a ajuda das duas irmãs gêmeas. Em 2017, elas criaram a campanha Rainbow For Invanka. Vítima de bullying durante toda sua vida, ela inspira outros a postarem fotos com metade do rosto coberto pela mão para chamar atenção para a síndrome. “Fazemos a foto porque o sonho de toda criança “rainbow” é parar de cobrir uma parte do rosto. Me recuso a aceitar que a minha condição ainda seja um tabu no meu país, que as crianças sejam vistam como inaceitáveis na nossa sociedade”, explica.
Ivanka agora está tentando levantar o dinheiro para poder realizar sua última cirurgia que custa R$ 130 mil e vai aumentar seu globo ocular.