Achado fóssil de “monstro marinho” que viveu há 132 milhões de anos

Um fóssil de 132 milhões de anos, que pertence a uma criatura marinha semelhante ao Monstro do Lago Ness, foi encontrado em Hannover, na Alemanha. A carcaça do animal, com cerca de oito metros de comprimento, conta parte do crânio, presas, vértebra, costelas e outros ossos. O fóssil foi identificado como uma nova espécie, a mais antiga da categoria.
O esqueleto pertence a um plesiosauro, uma espécie de réptil marinho extinto que apresenta grande semelhança à descrição da lenda da criatura que aterrorizaria um lago da Europa. Ele dominava os oceanos da Terra durante a Era dos Dinossauros, há cerca de 145 milhões de anos.
“O aspecto mais importante deste novo plesiosauro é que está entre os mais antigos do gênero. É um dos primeiros elasmosauros, um grupo extremamente bem sucedido distribuído globalmente, que parecem ter tido suas origens evolutivas nos mares que uma vez inundaram a Europa Ocidental”, comentou o autor principal do estudo, Dr. Benjamin Kear, do Museu da Evolução da Universidade Uppsala ao Daily Mail.
A nova espécie foi nomeada de Lagenanectes richterae, que pode ser traduzido como “O nadador do lago” após o nome alemão medieval dado para o rio Leine, perto de Sarstedt, na Alemanha, onde foi encontrado.