Abandonado por dono após quebrar patas, burro é consolado por menino

Edna dos Santos Divulgação

Moradores da cidade Paraíso de Tocantins, no interior do estado homônimo, ficaram comovidos com uma cena inusitada que em pouco tempo viralizou nas redes sociais: um garotinho da região encontrou um burro com as patas fraturadas após sofrer um acidente. Compadecido com o que viu, a criança, emocionada, quis cuidar do animal. Sem hesitar, sentou-se no chão, colocou a cabeça do burrinho em seu colo e acariciou o bicho. A moradora da cidade, Edna dos Santos, registrou o momento tirando uma fotografia e, em depoimento ao G1 falou sobre a emoção do menino. “Eu conversei com ele e ele estava chorando muito”, disse.

A suspeita é de que o bicho tenha sido abandonado pelo dono depois de se machucar. Ele foi encaminhado a um centro veterinário em Pouso Alegre, cidade vizinha, e está recebendo cuidados dos próprios moradores da região, que estão sensibilizados com a situação. “Há mais de uma semana que está muito machucado. Ele levanta e fica se arrastando, e o dono não aparece. Alguma coisa precisa ser feita para aliviar a dor dele”, comentou Edna.

Logo depois do acidente, o burro ainda conseguia se locomover, mas, há 10 dias machucado, o bichinho perdeu as forças e perdeu a capacidade de andar. Uma ONG de resgate animal já registrou boletim de ocorrência, mas afirmou que nada foi feito para retirá-lo dali. Em resposta, a Agência de Defesa Agropecuária declarou responsabilidade apenas sobre animais cadastrados em propriedades rurais e o Instituto Natureza explicou que só resgata animais silvestres, portanto, não podem fazer muita coisa pelo burrinho, que é um animal doméstico. Os cidadãos explicaram que é bastante comum acidentes envolvendo animais no local onde ele se acidentou.

G1 Reprodução

Segundo uma nota divulgada pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, uma equipe da Secretaria de Agricultura do município se comprometeu a agir e providenciou uma equipe para retirar o animal do local. Ainda de acordo com a nota, a ONG Anjos de Pata vai prestar auxílio ao burro, que ficará sob os cuidados do veterinário e voluntário para o caso Gilberto Morais.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: