A tabela periódica ganhou quatro novos elementos para você decorar

Quem terminou o ensino médio pode respirar aliviado. Quem não, prepare-se para aprender (ou decorar) mais quatro elementos da tabela periódica. A União Internacional de Química Pura e Aplicada confirmou a descoberta dos elementos 113, 115, 117 e 118, que foram identificados nos últimos dez anos por cientistas da Rússia, Japão e Estados Unidos. Juntos, eles completam a sétima fila da tabela periódica.

Ainda sem nomeclatura oficial, eles são conhecidos, além dos números, por unúntrio (elemento 113 ou Uut), unumpêntio (elemento 115 ou Uup), ununséptio (elemento 117 ou Uus) e ununóctio (elemento 118 ou Uuo).

O batismo oficial dos elementos caberá aos cientistas que os descobriram e deve ser realizado nos próximos meses. Podem ser escolhidos nomes mitológicos, de lugares, de uma propriedade peculiar aos elementos ou até de um cientista.

Os quatro novos elementos foram criados em laboratório e são altamente radioativos. A estabilidade deles dura, no máximo, alguns segundos. Por conta disso, aponta o site da rede de tv britânica BBC, é difícil estudar e saber os possíveis usos práticos de cada um.

 

Clique nos elementos para mais informações: