5 animais com “poderes” que associamos a super-heróis

Evolução é algo natural tanto do ser humano quanto dos animais. Há bilhões de anos, organismos têm evoluído para se adaptar ao ambiente. Com isso, alguns animais adquiriram características que, se atribuídas a um ser humano, podem ser consideradas superpoderes.

Wikimedia/Reprodução

1. Ecolocalização: O Demolidor é conhecido pela habilidade super-humano de usar ondas de som para “enxergar”, após perder a visão em um acidente envolvendo radiação. No reino animal, o morcego não consegue enxergar no escuro e, por isso, desenvolveram a ecolocalização e, assim como o Demolidor, conseguem se locomover e se localizar a partir de ondas sonoras.

O morcego emite uma onda sonora de frequência muito alta e escuta o eco ao seu redor, podendo assim ter uma imagem mental do ambiente. Mesmo a ecolocalização sendo uma característica animal, seres humanos também podem desenvolver essa técnica a partir de batidas com os pés ou barulhos em “cliques”, sem precisar envolver radiação.

Pixabay/Reprodução

2. Sentido magnético: Assim como acontece em X-Men, o Magneto também é um grande inimigo dos pombos. Enquanto o vilão consegue sentir e manipular campos magnéticos com a mente, o pombo não consegue se localizar e voltar para casa se houver imãs e polos magnéticos ao seu redor.

Pombos têm uma substância chamada magnetita no bico, que se torna magnetizado ao entrar em contato com campos magnéticos. Isso sugere que os pombos usam o “nariz” para navegar.

Pixabay/Reprodução

3. Metamorfose: Poucos animais conseguem mudar seu tamanho ou forma, mas um dos animais que têm esse superpoder é o polvo. Ele consegue alterar cor, comportamento, forma e textura para imitar diversas espécies; cerca de 13 exemplos foram registrados até agora, incluindo a imitação de uma cobra marinha, de um anêmona e de uma água-viva.

Conhece um super-herói que tem essa habilidade? A Mística, uma das vilãs em X-Men, tem a capacidade de mudar a aparência para manipular as pessoas e fazê-las acreditarem que ela é outro alguém.

Pixabay/Reprodução

4. Absorção de poderes: A habilidade de “roubar” qualquer outro poder é, provavelmente, o melhor. A Vampira, também do X-Men, tem a capacidade de absorver o poder de qualquer pessoa que ela tocar, parecido com a ave Pitohui. As penas dessa ave contém uma substância nociva, tornando-a a única ave venenosa do mundo.

Mas essa substância não é produzida pela ave diretamente, ela absorve o veneno ao se alimentar de besouros de choresina. Além disso, esse superpoder também é absorvido pelos filhotes da ave, que ficam protegidos dos predadores por causa da alimentação da mãe.

Wikimedia/Reprodução

5. Armas químicas: Uma habilidade que vai além do que foi imaginado pela ficção é a do besouro bombardier, conhecidos pela habilidade única de defesa, que o permite produzir bombas de gás ácido para deter predadores. As bombas são feitas com dois químicos encontrados no abdômen do besouro que, ao se sentir ameaçado, une as duas e produz uma mistura fervente que explode como um gás.

No mundo dos quadrinhos, dois membros da X-Force têm poderes envolvendo ácido. O Anarchist tem suor ácido e o Zeitgeist emite vômito ácido, mas nenhum dos dois são tão fascinantes quanto as habilidades do besouro bombardier.

Essas espécies do reino animal são a prova de que a arte imita a vida.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: