Cura de gripe comum pela ingestão de suplementos de Vitamina C é mito

lamazoma.com/Reprodução

Você com certeza já tomou suplementos de vitamina C para curar um resfriado, para evitá-lo previamente – ou pelo menos já ouviu alguma recomendação para que o fizesse. Mas ao que parece, trata-se de mais um mito.

A crença de que a vitamina tinha efeito sobre a gripe comum teve início nos anos 1970, quando o cientista Linus Pauling, ganhador de dois Prêmios Nobel, supostamente descobriu esses benefícios e publicou um livro sobre o assunto: “A vitamina C, o resfriado comum e a gripe” foi um sucesso e Pauling continuou a defender suas supostas descobertas até falecer, em 1994.

Porém, a jornalista científica Sara Chodosh acaba de publicar um artigo no site Popular Science, no qual retoma todas as evidências contrárias às supostas descobertas de Pauling. No livro, ele afirmava que a ingestão de vitamina C em altas doses poderia curar não só a gripe, mas também doenças mais graves, como a lepra e até o câncer. Segundo Chodosh, que relembra que a comunidade médica nunca apoiou as afirmações de Pauling, tudo o que a ingestão de Vitamina C pode fazer quanto ao seu resfriado é encurtá-lo – mas nunca evitá-lo, muito menos curá-lo. E apenas se for tomada de forma prévia e contínua. Durante a gripe, seu efeito é nulo.

Com relação ao câncer, Chodosh afirma que os dados até o momento apontam que a Vitamina C ingerida em suplementos não evita o câncer. Porém, pode ajudar em alguns tratamentos – em outros, pode até atrapalhar. A jornalista também afirma que até existem pesquisas mostrando que altas doses de vitamina C podem matar células cancerígenas; mas só quando injetada diretamente na corrente sanguínea – nunca por via oral.

Além disso, ela também lembra que a vitamina C é solúvel em água; portanto, qualquer excesso em seu organismo será eliminado na urina. A conclusão é que, caso você não sofra de uma deficiência comprovada dessa substância em seu organismo, a ingestão de suplementos é inútil, já que uma grande variedade de alimentos apresenta a vitamina C em sua composição – além da laranja e suas variedades, como já sabemos, ela também está na acerola, na seriguela, no alho, no morango, na pimenta, no kiwi, no bife de fígado, nas ostras, na goiaba, no brócolis, na salsinha, na cebola, no pêssego, na maçã, na pera, na cenoura, na banana, no abacate e nas ameixas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: