Lâmina de punhal de Tutancâmon era feita de meteorito, diz estudo

Universidade de Pisa/Reprodução

Pesquisadores descobriram que um dos itens do tesouro do faraó Tutancâmon, encontrado há 100 anos, no Egito, veio do espaço. O punhal de uma adaga dourada do antigo faraó tem lâmina de ferro retirado de um meteorito. As informações são do tabloide britânico Daily Mail.

O punhal foi encontrado dentro do sarcófago do faraó. Em sua composição, a lâmina possui cobalto, níquel e fósforo, composições químicas que foram comparadas a outro meteorito, que caiu na cidade de Maras Matruh, também no Egito, em 2000.

Pesquisadores do Museu Egípcio, no Cairo, e da Politécnica de Milão e Universidade de Pisa, na Itália, usaram um scanner com tecnologia de raio x para examinar a composição do metal. “Nosso estudo confirmou que ancestrais egípcios davam grande valor ao ferro de meteorito para a produção de objetos preciosos”, afirmou a pesquisadora Daniela Comelli.

O punhal de 34,2cm de comprimento foi encontrado ao lado direito da múmia do faraó e é considerado um dos mais impressionantes itens encontrados na tumba, com o metal do cabo completamente trabalhado como uma obra de arte.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: