Nevasca deixou mais de 100 mil passageiros presos em estação de trem, na região sul da China.

Foto: chinanews.com

Uma forte nevasca paralisou o sistema de transporte ferroviário, na região sul da China, no último dia 01 de fevereiro de 2016. Por causa das alterações climáticas, aproximadamente, 100 mil passageiros ficaram retidos em uma estação de trem, na cidade de Guangzhou, à espera dos poucos trens que ainda estavam funcionando.

As pessoas ficaram sem alternativa de transporte porque muitas viagens foram canceladas, incluindo, diversos trens que ligam o norte do país às cidades do sul. Este tem sido o inverno mais rigorosos enfrentado pelos chineses. Na terça 2 de fevereiro, aproximadamente, 50 mil pessoas ainda aguardavam do lado de fora da estação, sob baixas temperaturas, na esperança de embarcar.

A administração ferroviária e o governo de Guangzhou estão unindo esforços para resolver a situação. Segundo o jornal chinês thenanfang.com o número de passageiros na estação vem reduzindo gradualmente.

Segundo o jornal Chinês Newsgd.com, a polícia tomou medidas de emergência para tentar ajudar a população. Entre elas estão o reforço da segurança no local, com mais 2.600 guardas, os táxis estão proibidos de circular próximo da estação e os passageiros estão sendo orientados a só ir para estação três horas antes do seu horário de embarque.

As estações estavam lotadas porque no próximo dia 8 de fevereiro de 2016, vai ser celebrado o Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês. Nesta época do ano, os chineses costumam voltar a sua cidade natal para encontrar a família e os amigos. Segundo estimativas oficiais, são esperadas mais de 3 bilhões de viagens neste fim de ano no país, o que vai resultar no maior deslocamento humano do planeta.