Estudo sugere que vitamina D previne crises de asma

Um novo estudo sugere que suplementos vitamínicos reduzem o risco de ataques de asma graves. Segundo pesquisadores, tomar comprimidos orais de vitamina D pode reduzir de 6% para 3% a probabilidade de crises de asma exigirem um atendimento de emergência.

A pesquisa foi realizada em 435 crianças e 658 adultos com asma leve a moderada. O autor do trabalho é o professor Adrian Martineau, da Queen Mary University of London. “Nós descobrimos que tomar um suplemento de vitamina D reduz significativamente o risco de graves crises de asma sem causar efeitos colaterais. Este é um resultado emocionante”, disse ao jornal The Independent.

Adrian, entretanto, ressaltou que são necessários mais experimentos para descobrir se a vitamina D reduziria os riscos de ataques de asma para todos os que sofrem com a doença. Ele acrescentou: “Em primeiro lugar, as conclusões vêm de apenas três ensaios. Mais estudos em crianças e em adultos com asma grave são necessários para descobrir se estes pacientes também serão beneficiados. Análises para investigar esta questão estão em curso e os resultados devem estar disponíveis nos próximos meses”, pontuou.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: