Violência é contagiosa entre adolescentes, diz estudo

Kai Stachowiak/Pixabay

Uma nova pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, avaliou a forma como a violência se espalha entre os adolescentes sob influência de amigos. Os participantes do estudo tinham 183% de probabilidade de terem machucado alguém gravemente, 140% de terem apontado algum tipo de arma para alguém e 48% de terem se envolvido em uma briga séria caso algum amigo tivesse se comportado da mesma forma anteriormente.

A amizade direta não é o único fator: Os resultados do estudo sugerem que o contágio da violência tem quatro níveis: De um amigo para o outro, para o amigo de um amigo e mais outros dois amigos além destes. “Se nós podemos parar a violência em uma pessoa, isso se espalha em seu meio social. Nós poderemos impedir a violência não somente naquela pessoa, mas potencialmente em todos aqueles que têm contato com ela”, explicou um dos pesquisadores, professor Robert Bond, no site da Universidade de Ohio.

Para a análise, os pesquisadores utilizaram dados de 5.913 jovens de 142 escolas que participaram de um estudo de saúde adolescente nos Estados Unidos, entrevistadas entre 1994 e 1995, e novamente em 1996. Os participantes tiveram que nomear dez amigos, cinco meninos e cinco meninas em ambas as entrevistas, e em seguida foram questionados sobre a frequência com que estes haviam se envolvido em brigas, machucado alguém o suficiente para precisar de ataduras ou cuidados médicos e apontado uma faca ou uma arma para alguém nos últimos 12 meses.

De acordo com os estudiosos, o motivo está associado a um efeito de agrupamento, no qual pessoas violentas tendem a fazer amizade entre si. Apesar disso, a probabilidade de uma pessoa machucar alguém seriamente crescia em 55% para cada amigo que havia feito o mesmo. Levando em conta apenas os meninos, o número subia para 82%. Apesar disso, cada grau de separação tinha um efeito na redução. Enquanto um adolescente tinha uma probabilidade de 48% de participar de uma briga se um amigo também o fez, esse número caía para 18% ao se tratar do amigo de um amigo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: