Vídeo mostra evolução da população mundial desde 100 mil A.C.

Youtube/Reprodução

O Museu de História Natural dos Estados Unidos fez uma linha do tempo, transformada em vídeo, onde mostra a evolução da população mundial desde o ano 100 mil antes de cristo, até os dias atuais.

É impressionante constatar a evolução da população mundial nos últimos dois séculos. A explosão demográfica fez a Terra passar de um bilhão, para sete bilhões de habitantes. Isso se torna ainda mais significativo quando percebemos que, para atingir o primeiro bilhão de pessoas, o planeta levou 200 mil anos.

.

O vídeo começa com os humanos habitando a África, iniciando a migração para outros continentes por volta de 100 mil antes de Cristo. Até o ano 10 mil A.C. a população estimada da Terra era de um milhão de pessoas, porém, com o advento de técnicas de plantio atingiu 170 milhões no ano 1 depois de Cristo.

A população seguiu crescendo até meados do ano 1300, quando o mundo foi atingido por uma epidemia de peste bubônica, gerando declínio populacional. Depois disso o crescimento é recuperado, até chegar ao “boom” populacional dos últimos 200 anos. A estimativa é que o planeta chegue a 11 bilhões de pessoas em 2100.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: