Velejador bate recorde por rodar o mundo sozinho em 49 dias

Sodebo Voile/Twitter

O francês Thomas Coville, de 48 anos, quebrou um recorde mundial de navegação. O velejador completou uma jornada solo ao redor do mundo em apenas 49 dias, 3 horas, 7 minutos e 38 segundos, com oito dias de vantagem sobre o recordista anterior, Francis Joyon. Para isso, Coville velejou a uma velocidade média de 45 km por hora, cobrindo mais de 52 mil quilômetros e pousou na Ilha de Ouessant, na França,  às 16 horas locais, no dia de Natal.

A velocidade durante o percurso lhe garantiu não somente o título de viagem solo mais rápida ao redor do mundo, como também a terceira mais rápida em qualquer barco a vela. Coville viajou em um trimaran (um iate com três cascos em paralelo) do modelo Sodebo Ultim, reformado por ele próprio e uma equipe de designers.

Além disso, o francês também teve de encarar ondas de dez metros de altura no Oceano Índico. “No momento, eu só quero uma coisa: dormir e deixar a mente descansar. Eu quero deitar dizendo a mim mesmo: está tudo certo”, disse à revista britânica Yachts and Yachting, direcionada ao ramo, logo após concluir a tarefa. Durante o trajeto, Coville teve acesso à internet para se comunicar com uma equipe de apoio, que o ajudou a monitorar o clima e mapear suas rotas.

Thomas Coville/Reprodução

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: