Usina elétrica sintética promete reduzir efeito estufa

University of Central Florida/Divulgação

Um novo material sintético mostrou que é capaz de permitir fotossíntese, remover dióxido de carbono da atmosfera e produzir combustível solar. A pesquisa, realizada na University of Central Florida, nos Estados Unidos, discute o desenvolvimento de um material feito de titânio e N-alquilo-2-aminotereftalato, uma molécula orgânica. Os cientistas conseguiram alterar a parte orgânica do material para usar luz azul.

“Cortar os materiais que vão absorver uma cor específica de luz é muito difícil de um ponto de vista científico, mas de um ponto de vista social, nós estamos contribuindo para o desenvolvimento de uma tecnologia que pode ajudar a diminuir os gases do efeito estufa”, explicou um dos co-autores do estudo Fernando Uribe-Romo ao site científico IFLS.

Esse material converte dióxido de carbono em duas formas de carbono reduzidas, chamadas formato e formamidas, que podem ser usadas como combustível. Os pesquisadores estão tentando refinar o material para conseguir converter ainda mais dióxido de carbono, possivelmente usando ondas de luz para fazer isso.

“A ideia era fazer duas estações que capturam grandes quantidades de CO2, como uma usina elétrica. O gás seria sugado para dentro da estação e então reciclaria os gases da estufa, produzindo energia que seria colocada de volta dentro da usina elétrica”, disse o professor. Com os efeitos do aquecimento global crescendo, a produção sustentável de combustíveis e a redução dos gases do efeito estufa na atmosfera são fundamentais. Materiais como essa usina elétrica sintética ajudam a combater esses riscos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: