Tubarão dilacerado por orca na costa Sul Africana preocupa biólogos

Marine Dynamics / Twitter

Um tubarão branco de 4 metros de comprimento apareceu totalmente dilacerado na beira da praia de Kleinbaai, no cabo ocidental da África do sul. O animal, que é conhecido por ser o predador dos mares, é o quarto a ser morto por baleias orcas desde maio. Os tubarões estão se tornando persas fáceis para as orcas, o que tem preocupado biólogos locais.

Biólogos da Marine Dynamics, uma empresa que realiza mergulhos em jaulas para turistas observarem tubarões, encontraram o animal, que foi “cuspido” pela maré e estava exposto na areia. Segundo a porta voz da empresa, o animal teve o fígado arrancado, com precisão quase cirúrgica, pela orca. O fígado de um tubarão branco, que tem praticamente o peso de uma pessoa adulta, é altamente nutritivo para a dieta das baleias. As informações são do jornal New York Post.

Marine Dynamics / Twitter

Uma autópsia foi feita pela Dyer Island Conservation Trust, liderado pelo biólogo Alison Towner, que confirmou a falta de órgãos do animal e ha quanto tempo ele estava morto. “O macho tinha 4,1 m de comprimento total. Ele estava sem o fígado, os testículos e o estômago. A carcaça estava na praia há alguns dias, mas estava relativamente fresca e sangrenta. Todas as amostras necessárias foram tomadas para os vários projetos científicos. Este é o quarto tubarão branco falecido, documentado desde maio, que podemos conectar com a predação das Orcas”, explicou Towner.

A dupla de baleias suspeitas de terem atacado o tubarão foram avistadas fora da área de perigo, perto da aldeia costeira. Durante um mergulho na jaula, um barco da Marine Dynamics rastreou o par. As pessoas que participaram dos mergulhos na gaiola, não puderam ver os tubarões, que fugiram da área, mais uma vez, por conta dos ataques.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: