Sonhos nos ajudam a lembrar coisas que valorizamos

As teorias sobre as razões pelas quais as pessoas sonham ainda são controversas. Segundo alguns especialistas, eles são apenas ruídos aleatórios quando o cérebro tem um tempo de descanso. Já outros acreditam que eles são parte do processo de apresentação de conhecimentos recém-adquiridos e uma forma importante de lidar com eventos traumáticos. De acordo com um novo estudo, os sonhos podem ajudar as pessoas a se lembrarem de fatos que valorizam.

Em um experimento na Universidade de Swansea, no Reino Unido, foram ensinadas frases da língua galesa para os participantes e, em seguida, testado o quanto eles podiam lembrar. O estudo verificou que as pessoas que colocaram um valor específico na língua galesa e tiveram uma boa noite de sono se saíram melhor do que os outros participantes. “Quanto mais eles valorizavam a língua, mais eles aprenderam”, disse o pesquisador do sono e professor na Universidade, Mark Blagrove, sobre a relação entre memorização e valorização.

“Isso liga-se com outro trabalho que estamos fazendo em relação aos sonhos. Se você tende a sonhar com coisas emocionais que aconteceram ou coisas importantes que acontecem no dia, talvez seja apenas uma consequência do que fica na mente”, ressalta o professor Blagrove.

Os pesquisadores também descobriram que sonhar mais de uma vez o mesmo sonho, em um intervalo de até uma semana, significa que o evento é significativo para a pessoa. Em relação a esquecer sonhos, para o pesquisador é comum e até pode significar alguma coisa boa. “Pode ser que os sonhos evoluíram para esquecê-los rapidamente e talvez seja melhor não saber”, conclui o professor no British Science Festival.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: