Site busca brasileiros que recebam refugiados no Natal

Meu Amigo Refugiado/Facebook

Um projeto criado pelo Migraflix – ação social sem fins lucrativos – lançou uma iniciativa para que brasileiros possam convidar refugiados para o Natal. O Meu Amigo Refugiado permite que o usuário tenha acesso ao perfil de alguns refugiados, sabendo, entre outras informações, que pratos eles poderão levar para a ceia. Para convidá-lo, é preciso preencher um cadastro com nome, cidade e e-mail, ser morador dos estados do Rio de Janeiro ou São Paulo, escrever sobre o perfil de sua família e como comemora a data, além de explicitar se prefere receber convidados na noite do dia 24 ou no almoço do dia 25.

A partir da solicitação, os criadores do site fazem uma análise do perfil dos internautas, dando preferência a famílias que morem perto dos refugiados e avaliando quantas pessoas eles poderão receber, dado que alguns vão sozinhos e outros levam a família inteira. Em duas semanas, 600 famílias brasileiras manifestaram o interesse em convidar refugiados no site. “Só 15 famílias vão poder receber esses refugiados neste Natal, mas nós vamos fazer encontros uma vez por mês na casa de brasileiros e também na casa de refugiados no próximo ano para todo mundo ser atendido”, disse o criador do Migraflix, Jonathan Berezovsky, ao Estadão.

De acordo com o Conselho Nacional para os Refugiados (CONARE), são mais de 8 mil refugiados reconhecidos e mais de 28 mil solicitações de refúgio no Brasil. A página oficial do Facebook tem mais de 5 mil curtidas, com comentários de internautas de outros estados manifestando interesse em participar da iniciativa.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: