Sinal de rádio intriga cientistas sobre possibilidade de vida alienígena

Creative Commons

Astrônomos russos detectaram “um forte sinal” vindo da região perto da estrela HD 164595, na constelação Hércules, localizada a cerca de 94 anos-luz de distância da Terra. Embora este sinal tenha sido recebido em 15 de Maio de 2015, ele só veio a ser noticiado no último fim de semana por Paul Gilster, no site Centauri Dreams, que aborda a exploração espacial. Astrônomos se declararam intrigados pelo fato de o sinal de rádio envolver uma estrela extremamente semelhante ao Sol, de tamanho e idade muito próximos, bem como a composição química, inclusive com um planeta, do tamanho de Netuno, em sua órbita.

Dois observatórios do SETI, projeto que busca vida inteligente no espaço, já se prontificaram a fazer observações. O presidente do Messaging Extraterrestrial Intelligence (METI), Doug Vakoch, afirma ao Universe Today que o telescópio Allen Array, localizado na Califórnia, completou o processo inicial de reconhecimento da estrela HD 164595, mas ainda não há indicação de tecnologia alienígena nas frequências de radio. O astro passará a ser acompanhado a partir do observatório do projeto no Panamá.

O sinal, no entanto, não foi emitido recentemente. A onda captada, estima-se, tem viajado por 95 anos, ou seja, foi emitida na década de 1920. Ainda resta aos cientistas confirmar sua qualidade. A descoberta será tema do próximo comitê do SETI, que será realizado em 27 de Setembro de 2016, em Guadalajara, no México.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: