Por vício em celular, Holanda muda semáforo de pedestres

Independent/Reprodução

A cidade de Bodegraven, na Holanda, está tentando garantir a segurança dos pedestres implementando semáforos com luz de led no chão. A ideia é que os pedestres que estejam olhando para o celular sejam avisados que eles não devem atravessar a rua. A faixa de luz muda de vermelho para verde de acordo com o semáforo dos carros.

O sistema se chama “+Lightline” (linha de luz, em tradução livre) e foi criado pela empresa local HIG Traffic Systems. O sistema recebeu críticas da Associação de Tráfego Seguro da Holanda (VVN). “Não é uma boa ideia ajudar os pedestres a usarem seus celulares na rua”, disse o representante da VVN Jose de Jong ao jornal britânico Independent. “Não queremos pessoas usando o celular quando estiveram lidando com tráfego, mesmo se estiverem a pé. As pessoas precisam estar sempre atentas, olhando ao redor para checar se tem algum carro vindo e se ele realmente vai parar no sinal vermelho.”

A associação acusou esse sistema de encorajar o mau comportamento, mas a HIG tem planos de aumentar o alcance do +Lightline se esse teste se provar um sucesso. “Mídias sociais, jogos, WhatsApp e música são grandes distrações no tráfego”, disse Kees Oskam, vereador do município de Bodegraven. “Não nós podemos mudar essa tendência, mas podemos antecipar os problemas.”

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: