Salmonela ajuda no combate ao câncer, diz pesquisa

Wikimedia/Reprodução

A salmonela, uma das bactérias alimentares mais comuns, presente no ovo cru e em alimentos mal cozidos, pode ajudar no combate ao câncer. De acordo com um estudo recente, a bactéria se infiltra em tumores e faz com que o sistema imunológico mire nessas células.

Normalmente, câncer não é visto como algo estranho dentro do corpo, então o sistema imunológico não os ataca. Os cientistas da Chonnam National University Hwasun Hospital, na Coreia do Sul, projetaram uma estirpe menos potente da bactéria e testaram em animais. Os resultados foram positivos e não houve nenhum efeito colateral.

“Eu acredito que isso é transformar células imunológicas que ajudam o tumor em células que matam o tumor”, disse o professor da universidade Joon Haeng Rheen ao site britânico Independent. Essa foi a primeira vez que cientistas usaram a resposta do corpo na luta contra o câncer.

“Há algum tempo se sabe que certos tipos de bactérias, incluindo a estirpe de salmonela, são capazes de crescer em tumores, mas não no tecido normal. Entretanto, as tentativas de usar bactérias como terapia anti-câncer tiveram um sucesso limitado, tanto no laboratório quanto na clínica”, explicou o professor Kevin Harrington, do Instituto de Pesquisa do Câncer.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: