Salamandra de 200 anos é encontrada na China

Uma salamandra gigante de 200 anos de idade foi encontrada viva viva em uma caverna na China. A espécie é considerada a maior entre todos os anfíbios e pertence a uma linhagem de milhões de anos atrás.

Por conta da destruição de seu habitat, a salamandra gigante está praticamente extinta da vida selvagem. A União Internacional de Conservação da Natureza aponta que a população da espécie foi reduzida em mais de 80% nos últimos 45 anos.

 

De acordo com meios de comunicação chineses, o animal foi achado na segunda semana de dezembro por um pescador no sudeste da China. O pescador disse que notou a presença da salamandra ao tropeçar em algo “macio e viscoso”. De acordo com The Huffington Post, o animal foi descoberto na cidade de Chongging, mede cerca de 1,4 metros e pesa 50 quilos.

A idade do animal surpreendeu os cientistas. A estimativa de 200 anos de idade ainda pode ser revista e aumentada. Normalmente, o tempo médio de vida da salamandra gigante é de 80 anos na natureza e de 55 anos em cativeiro. Quando a idade for confirmada o animal deve entrar para ranking dos mais velhos animais da Terra. A salamandra foi tirada da caverna e transferida para um local de pesquisas para que seja estudada e fique protegida.