Recife registrou menor temperatura em 5 anos nesta terça

Peu Ricardo/DP

Recife registrou na manhã do dia 15 de agosto de 2017, uma terça-feira, a menor temperatura sentida na capital pernambucana em cinco anos. A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), cujos termômetros marcaram 17,9°C, por volta das 6h, na estação da agência do bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Esta é a menor marca registrada na cidade desde o mês de abril de 2012, quando a temperatura chegou a 17,1°C.

De acordo com a Apac, agosto é tradicionalmente o mês mais frio do ano em Pernambuco. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais frio na capital pernambucana já registrado foi o 4 de agosto de 1999, quando os recifenses presenciaram a marca de 15°C.

De acordo com a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes, a baixa temperatura se apresenta após noites de céu claro, ou seja, com pouquíssimas nuvens, em que a radiação acumulada do sol na superfície ao longo do dia se perde facilmente, deixando o tempo mais frio. “As nuvens funcionam como uma espécie de cobertor, que acumula calor e aquece as localidades sobre as quais estão”, explica, acrescentando que a temperatura registrada, porém, não é sinônimo de mais chuva. Pelo contrário, a ausência sinaliza menos chuvas sobre o Recife. A temperatura pode ter caído ainda mais nos pontos mais altos da cidade.

No ano de 2017, outras regiões do interior de Pernambuco, entretanto, superaram por larga vantagem o frio recifense. Brejão, no Agreste, atingiu a mais baixa temperatura do ano no dia 14 de julho: 11,8°C,

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: