Ranking mostra os 25 países mais prósperos do mundo

Pixabay/Rrprodução

A Nova Zelândia é o país mais próspero do mundo. A constatação é do Décimo Anuário Global de Índices de Prosperidade, realizado pelo Instituto Legatum, sediado em Londres, na Inglaterra. Segundo o instituto, o país da Oceania é o que possui, na média, os melhores indicadores de riqueza, saúde, felicidade e perspectiva de avanço no país, numa lista de 149 nações pesquisadas. As informações são do jornal The Independent.

No ranking 2016 o Brasil ocupa o 52º posto. O melhor índice brasileiro é o de Desenvolvimento Ambiental, no qual é o 28º do mundo, já os piores, são Segurança (89º colocado) e Ambiente de Negócios (90º colocado).

O Instituto Legatum destaca a evolução ocorrida no Brasil entre 2007 e 2015, com a redução da pobreza. Porém, destaca que esta evolução está estagnada desde então, o que acaba impactando índices como saúde, ambiente de negócios e educação. A recessão econômica e a corrupção são apontadas como pontos chaves da modesta colocação brasileira.

Países mais prósperos

1 – Nova Zelândia
2 – Noruega
3 – Finlândia
4 – Suíça
5 – Canadá
6 – Austrália
7 – Holanda
8 – Suécia
9 – Dinamarca
10 – Reino Unido
11 – Alemanha
12 – Luxemburgo
13 – Irlanda
14 – Islândia
15 – Áustria
16 – Bélgica
17 – Estados Unidos
18 – França
19 – Singapura
20 – Eslovênia
21 – Espanha
22 – Japão
23 – Hong Kong
24 – Malta
25 – Portugal
52- Brasil

A organização compara 104 variáveis, nas quais constam indicadores tradicionais como renda per capita, Produto Interno Bruto (PIB) do país e número de pessoas que possuem emprego. Mas também utiliza dados nem sempre levados em conta nos rankings desse tipo, como número de servidores de internet seguros e o quão descansadas as pessoas se sentem em seu cotidiano.

Nos últimos sete levantamentos a Noruega liderou o ranking, sendo desbancada pela Nova Zelândia que, em 2016, liderou os índices de capital social e economia, além de ocupar o segundo posto em ambiente de mercado e governança.

Os principais subíndices da pesquisa

– Economia
– Ambiente de negócios
– Governança
– Educação
– Saúde
– Segurança
– Liberdade
– Capital social
– Natureza

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: