Quem se casa mais tarde é mais feliz, segundo pesquisa

Segundo uma pesquisa da Universidade de Alberta, no Canadá, o segredo para ser feliz no casamento pode ser esperar mais tempo para se casar. O estudo descobriu que pessoas que se casaram mais tarde relataram níveis de autoestima e felicidade mais elevados que pessoas que se casaram cedo. Participaram da pesquisa 405 canadenses com idade entre 18 e 43 anos. O estudo teve início em 1984. A média de casamento entre os canadenses é de 25 anos para as mulheres e 28 anos para os homens. O intuito desse estudo, segundo os pesquisadores, era afirmar qual a melhor idade para se casar.

Os participantes forneceram informações sobre seu estado civil, a idade do primeiro casamento e se foram divorciadas, nível de escolaridade e renda familiar. O bem-estar foi medido através de pesquisa relacionada ao nível de felicidade, presença de sintomas depressivos, autoestima e satisfação. Entre os homens, os que se casaram depois dos 30 demonstraram estar mais satisfeitos do que os que casaram aos 26. Entre as mulheres, as que se casaram aos 27 se disseram mais felizes do que as se casaram aos 23.

Os participantes que completaram os estudos e esperaram ter uma situação financeira confortável antes de se casar, tiveram menos sintomas depressivos na meia idade e mais sucesso em seus casamentos. Os pesquisadores acreditam que as pessoas que se casam mais cedo, tem mais dificuldade de se adaptar à vida a dois, além do que o casamento pode atrapalhar os estudos e o trabalho.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: