Quem foi St. Patrick e como se comemora seu dia lá fora e no Recife?

Márcia Costa / Arquivo Pessoal

“Um carnaval do Recife e de Olinda só que com uma temperatura de dez graus”. É assim que a jornalista Márcia Costa define a festa de St Patrick’s Day em Dublin, capital da Irlanda. A recifense mora há dez anos por lá e conta que a data consiste em um grande desfile com pessoas fantasiadas, bonecos e bandas de escolas. Diferentemente do que ocorre no Brasil, onde a comemoração acontece apenas dia 17 de março, lá a programação dura quatro dias: de 15 a 19 de março.

Por ser o feriado mais importante do país (dia do seu santo padroeiro), há uma preparação por parte do governo e a principal rede de televisão faz transmissão ao vivo durante quase todo desfile. Além disso, cada condado tem seu próprio desfile e o maior deles é o de Dublin. Em paralelo com os desfiles, existem várias festas nos pubs, bares e nightclubs.

Márcia Costa / Arquivo Pessoal

“Sendo recifense, essa comemoração na rua não é muito diferente do que a gente vê em Olinda ou no Recife. O que diferencia é a temperatura bem mais branda e o fato de não existir comercialização de bebidas e comidas na rua”, conta. A curiosidade que a jornalista revela é de que, na Irlanda, o tradicional chopp verde não existe. “A bebida com coloração verde é uma tradição mais dos Estados Unidos. Aqui, bebe-se Guinness e outras cervejas ‘lager'”, afirma. Durante o dia de St Patrick, o consumo mundial da marca de cerveja Guinness quase triplica – de 5,5 milhões de litros em um dia normal para 13 milhões de litros no dia da comemoração. Isso são 150 litros por segundo.

milhões de litros da cerveja Guinness são consumidos em um "dia normal"

milhões de litros da cerveja Guinness são consumidos no dia de St. Patrick

Mas quem era o santo

 

De acordo com a lenda, St. Patrick não era irlandês, mas sim inglês. Ele foi vendido como escravo na Irlanda, quando ele era um adolescente, tornou-se religioso, escapou e voltou para a Inglaterra. Depois, tornou-se um sacerdote chamado Patrick, voltou à Irlanda e começou a converter todos os celtas pagãos ao cristianismo. O feriado marca a morte de St. Patrick e tem sido comemorado como um feriado religioso na Irlanda por mais de 1,5 mil anos.

Os irlandeses dizem que St. Patrick usava trevos para explicar a Santíssima Trindade (Deus, Filho e Espírito Santo). Os celtas acreditavam que cada folha do trevo tem um significado, portanto, usar as folhas do trevo como material didático foi uma grande ideia: St. Patrick foi à várias igrejas, escolas e mosteiros, fazendo do trevo um item popular. Por isso, as pessoas costumam se vestir e pintar os cabelos de verde nesta época, mesmo que, segundo relatos, o próprio Patrick preferisse vestir a cor azul.

Por aqui

 

St Patrick Festival / Facebook

Enquanto isso, na capital pernambucana, o St Patrick’s Day ou “Dia de São Patrício” deve movimentar a noite recifense no próximo sábado (17). Um dos símbolos da festa é o Leprechaun, um duende verde que vive em caça de tesouros, é comum que no dia da festividade veja uma versão maior do boneco, trevo da sorte e chopp verde nos pubs recifenses.

“Meu irmão morou sete meses na Irlanda. Depois que voltou, percebeu que nas grandes cidades do mundo e do Brasil sempre tinha um pub irlandês, aí decidimos abrir um lugar rústico, despojado, com muitos quadros na parede, petiscos e drinks com inspiração na Irlanda”, contou a sócia do Donovan’s Irish Pub, Bárbara Santana. Para comemorar o St Patrick’s Day, o bar garante a venda de Guiness (cerveja típica da Irlanda), além de disponibilizar três barris com chopp verde e músicas celtas, irish music e tributo a U2, banda irlandesa.

No Catamaran, a Festa St Patrick’s Day, chega à sexta edição e tem como atrações um tributo a Amy Winhouse, Madera Delay, Rafa Mesquita, DJ Korossy e Vício Louco feat Conde do Brega. Quem optar ir ao Mr. Hoppy, em Boa Viagem, vestindo verde ganhará um chopp. Também em Boa Viagem, quem passar pelo novo bar Marcolino Tap House poderá degustar chopp verde exclusivo em comemoração ao St Patrick’s Day. O lugar conta com oito torneiras com bebidas variadas. Cada 100ml, geralmente, custa a partir de R$ 1,99.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: