Quatro asteroides passam pela Terra em intervalo de um dia

howitworksdaily.com/Rerprodução

Quatro asteroides passarão pela Terra nesta quarta-feira, 21 de dezembro. Cientistas apontam que essa pode ser a primeira vez registrada na história em que tantos asteroides passam nas proximidades (em escala espacial) do nosso planeta estando tão próximos um ao outro em um mesmo dia.

Os asteroides estarão de passagem a milhões de quilômetros de distância 2006LH (2,4 milhões de KM), 2010XN (5,6 milhões de KM), 2015YQ1 (6,7 milhões de KM) e 2006XD2 (7,2 milhões de KM). O maior deles, 2006LH, tem 260 metros de extensão e viaja a uma velocidade de 13 mil km por segundo. “É muito raro que isso ocorra. Creio que isso nunca aconteceu antes. Mas nenhum desses objetos têm chance de impactar a Terra, então estamos seguros”, afirmou Detlef Koschny, diretor da Divisão de Conscientização Situacional do Espaço da Agência Espacial Europeia ao Daily Mail.

Não é rara a passagem de asteroides a uma distância inferior a 10 milhões de quilômetros da Terra, porém, quatros deles em um intervalo de tempo tão curto é algo que foge da normalidade.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: