Procurado há 5 anos, canadense é encontrado no Brasil após pedir caronas

Lie Serraty e Helena Vidigal / Facebook

Um homem de 39 anos perdido no Canadá desde 2012 foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal na BR-264, em Rondônia. Anton Pilipa tinha sumido logo após iniciar um tratamento para bipolaridade e era procurado pela família desde então. Na ocasião em que foi resgatado pelos policiais, sem nenhuma identificação, ele foi levado a um hospital, de onde fugiu. Dois meses depois ele foi encontrado novamente, desta vez em Manaus. “Nossa história trouxe esperança a muitas associações de desaparecidos”, afirmou Stefan Pilipa, irmão de Anton, em entrevista ao jornal BBC Brasil.

Até ser encontrado, o rapaz passou por no mínimo nove países, entre eles, Estados Unidos, México, Guatemala e Venezuela, percorrendo mais de 6,5 mil quilômetros, a maioria deles com caronas ou a pé. “Nunca me senti sozinho. Foram muitos anos pensando muito, dormindo ao relento. É muito simples viver, não precisamos de muitas coisas”, afirmou o rapaz. Ele diz ter buscado muitos alimentos e roupas em lixeiras, contado com a generosidade de algumas pessoas, mesmo tendo se deparado com gente má pelo caminho.

Para encontrar a família de Anton, uma força-tarefa foi montada. As imagens dele foram divulgadas nas redes sociais e a família logo foi avisada por grupos de buscas por desaparecidos no mundo inteiro. Após a fuga dele do hospital, todos os postos da PRF ficaram em alerta até o momento no qual ele foi encontrado. Para custear a viagem do irmão até o Brasil e a volta para Toronto, sua cidade natal, um financiamento coletivo foi feito. Agora, ele deve voltar para a mãe e sobrinha. “Sei que tenho muita sorte de estar vivo”, desabafou.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: