Primeiro carro voador do mundo é colocado à venda

PAL-V/Divulgação

Carros voadores são um dos veículos mostrados de forma mais recorrente na ficção científica e um sonho para muita gente. Pois agora, ele parece estar finalmente estar se tornando realidade – não exatamente da mesma forma que vimos em Blade Runner mas, ainda assim, é um passo à frente. Em desenvolvimento há cerca de 15 anos, com o primeiro protótipo testado em 2012, o Liberty é agora o primeiro carro voador a ter uma versão comercial disponibilizada ao público.

Fabricado pela empresa holandesa Pal-V, o veículo tem design esportivo e, para se locomover em terra, apoia-se em três rodas, podendo chegar a 180 km/h. Para alçar voo, funciona como um girocóptero, com o empurrão de lâminas e uma helice dobrável em sua parte superior. A velocidade no ar também é de 180 km/h e a autonomia de voo é de 300 a 350 quilômetros.

A empresa afirma que o veículo segue todas as regulamentações atuais para voar – o que quer dizer que a decolagem não pode ser feita no meio da rua, mas em local apropriado, por exemplo. Além disso, para adquiri-lo, é necessário não apenas uma carteira de motorista, mas também um brevê. Mas esses não são os únicos empecilhos para adquirir um Liberty: o preço é para poucos. Enquanto a versão mais básica sai por R$ 1,25 milhão, a versão de luxo sai por R$ 1,88 milhão.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: