Portador de síndrome rara, menino precisa passar 20h por dia sob luz ultravioleta

Crowdfunder/Reprodução

Mesmo que hoje existam outras opções de entretenimento, como videogames e smartphones, as atividades ao ar livre ainda são altamente recomendadas para o desenvolvimento sadio das crianças. Esse não é o caso, porém, de Ismail Ali, que tem apenas 4 anos. Portador da raríssima Síndrome de Crigler-Najjar, que atinge um a cada um milhão de nascidos, ele precisa passar pelo menos 20 horas diárias dentro de seu quarto, sob iluminação ultravioleta. As informações são da BBC Brasil.

A doença de Ismail faz com que ele não consiga metabolizar e eliminar a bilirrubina, um pigmento resultante da degeneração natural de glóbulos vermelhos. Isso faz com que o sangue apresente uma alta concentração do pigmento, acumulando toxinas, o que pode vir a causar danos como surdez, danos cerebrais e até a falência dos órgãos.

Assim, o menino precisa estar quase que constantemente sob a luz azul fluorescente, que tem a capacidade de quebrar a molécula de bilirrubina para que ela possa ser eliminada pelo sistema excretor do corpo. Porém, conforme a criança envelhece, o tratamento perde a eficácia. Para curá-lo definitivamente, será necessário um transplante de fígado. Mas no momento, o próximo passo para ajudar Ismail é a campanha de arrecadação de fundos, criada por um amigo da família, para que eles possam contratar um cuidador especializado. As contribuições podem ser feitas aqui.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: