Piauí tem maior cajueiro do mundo, diz estudo

Uespi - Reprodução

O embate sobre qual estado tem o maior cajueiro do mundo, travado entre Rio Grande do Norte e Piauí desde 2010, pode ter um novo vencedor. Enquanto os potiguares ostentam o título no Livro dos Recordes, com 8,5 mil m², uma pesquisa da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) confirma que o Cajueiro-Rei, planta piauiense localizada no município de Cajueiro da Praia, tem 8,8 mil m². Os míseros 300 m² podem não parecer muito, mas fazem diferença na hora de chamar turistas para o município do litoral nordestino.

A pesquisa levou mais de um ano para ser concluída e agora o Piauí deve contatar o Guinness Book para pedir revisão sobre o título entregue ao Rio Grande do Norte. “Vamos agir para oficializar esse título junto ao Guinness. Também dar continuidade em projetos para melhorias daquela região que já iriamos desenvolver”, afirmou o secretário de turismo do estado, Flávio Nogueira Júnior, em entrevista ao portal piauiense 180 graus.

A análise foi realizada pelo Laboratório de Biologia Molecular e de Injúrias Biológicas da Uespi. “A primeira fase foi a medição da área ocupada pela copa da árvore, na segunda fase fizemos a coleta de DNA das folhas para testificar se todas pertenciam ao mesmo cajueiro. Após o recolhimento dessas amostras realizou-se um sequenciamento genético. E concluímos que todas pertencem a uma única planta”, explicou o coordenador do estudo genético do cajueiro, Fabrício Amaral, em entrevista ao portal da universidade.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: