Quem se atrasa com frequência é mais bem-sucedido, apontam estudos

iltalehti.fi/Reprodução

Se você é uma dessas pessoas que está sempre atrasada para todo e qualquer compromisso – e escuta cobranças constantes por conta disso, já tem algo para falar quando reclamarem da sua falta de pontualidade: os estudos mostram que aqueles que tem o hábito de se atrasar são mais bem-sucedidos e mais criativos do que os indivíduos mais pontuais.

Os fatores positivos na personalidade de quem nunca consegue chegar na hora foram apontados em diversas pesquisas e catalogadas pelo jornal britânico The Independent. Uma delas, publicada na Personality Types Study, afirma que pessoas desorganizadas (e logo, que se atrasam com frequência), são mais extrovertidas, espontâneas e entusiasmadas – logo, mais otimistas. E o otimismo, segundo estudo da Metropolitan Life que observou a ocorrência desse traço em dezenas de vendedores, ajuda você a se tornar mais bem-sucedido.

Dessa forma, o indivíduo acaba tendo menos inclinações ao estresse, o que reduz consideravelmente a chance de desenvolver doenças cardíacas, de acordo com o estudo publicado na International Journal of Clinical and Health Psychology.

Um outro estudo, conduzido por Jeff Conte, professor de psicologia na Universidade Estadual de San Diego, nos EUA, afirma que a percepção do tempo varia de pessoa para pessoa. Dividindo um grupo de pessoas em Tipo A (mais competitivas, organizadas e impacientes) e Tipo B (mais relaxadas, desorganizadas e criativas), ele pedia a pessoas de cada grupo, depois de um minuto, que dissesse quanto tempo havia se passado. Pessoas do Tipo A afirmaram, em média, 58 segundos; do Tipo B, 77 segundos.

Da mesma forma, em um experimento com 181 condutores do metrô de Nova York, Conte descobriu que as pessoas que realizam várias tarefas ao mesmo tempo tendem a se atrasar mais – pois ficam mais envolvidos com as tarefas que estão realizando e acabam por perder a noção do tempo.

De acordo com Diana Delonzor, autora do livro “Never be late again” (Não se atrase nunca mais, em tradução livre), as pessoas se atrasam por serem otimistas e irrealistas – o que afeta sua percepção do tempo.

“Eles realmente acreditam que podem fazer cooper, pegar a roupa na lavanderia, fazer a feira e deixar as crianças na escola em uma hora”, afirma ao The Independent. “Eles se lembram daquele único e belo dia, dez anos atrás, em que realmente conseguiram, mas esquecem todas as vezes em que isso levou muito, muito mais tempo.”

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: