Pessoas com mais de 40 anos deveriam trabalhar 3 dias por semana, diz estudo

Reddit/Reprodução

Trabalhadores com mais de 40 anos deveriam trabalhar apenas 3 dias por semana para ter um melhor desempenho, revela estudo. O desempenho cognitivo dos trabalhadores de “meia-idade” se mostrou melhor quando eles trabalham até 25 horas por semana. Já quando o tempo trabalhado é superior a essa quantidade, o rendimento diminuiu por conta de fadiga e estresse, entre outros fatores. As informações são do tabloide inglês The Independent.

O relatório foi publicado pelo Melbourne Institute Worker Paper, após estudos envolvendo 3000 homens e 3500 mulheres realizados na Austrália, que analisaram, por meio de testes cognitivos, os hábitos de trabalhadores, aposentados e desempregados. Constatou-se que os que trabalham 25 horas por semana rendem melhor que os que trabalham 55 horas.

Os últimos, inclusive, apresentam resultados piores do que os participantes aposentados ou desempregados. O prefessor da Universidade Keio, Colin McKenzie, um dos idealizadores do estudo, afirma que a constatação se contrapõe a uma tendência atual de aumento na idade da aposentadoria. Em resumo, ela aponta que as pessoas trabalharão mais tempo sem conseguirem desempenhar o trabalho com desempenho satisfatório. O trabalho pode ser uma faca de dois gumes, na medida em que pode estimular a atividade cerebral, mas, ao mesmo tempo longas horas de trabalho podem causar fadiga e estresse, o que potencialmente pode prejudicar as funções cognitivas”, afirma. Ele acrescenta que a diferença nas horas de trabalho conforme o avanço da idade é importante para manter a capacidade cognitiva em alto nível até que os trabalhadores fiquem idosos. “Trabalhar em tempo parcial pode ser eficaz”.

No Brasil, a regra em vigor de termina que
para as mulheres que querem se aposentar até o fim de 2018, é preciso somar o tempo de contribuição com a idade, até atingir um total de 85 pontos. No caso dos homens, a soma deve ser de 95 pontos. O tempo mínimo de contribuição previdenciária é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.